Introdução
As Copas de Pênaltis de Golzinho, também chamadas de copinhas de pênaltis ou apenas copinhas (organizada em Brasília, Asa Norte, quadra 211) são competições gratuitas, idealizadas com o intuito de confraternização entre os moradores da quadra, tanto crianças quanto adultos. Tiveram início em dezembro de 2013, com a realização da I Copa Natalina de Pênaltis.
As competições são realizadas em 2 categorias:
- Categoria até 12 anos: categoria restrita à crianças de até 12 anos de idade. Apesar de não delimitar um mínimo de idade, geralmente crianças a partir de 4 anos já conseguem competir;
- Categoria mista (qualquer idade): nesta categoria podem participar crianças, adolescentes e adultos. Nas duas primeiras copas organizadas esta categoria era chamada de "Categoria acima de 12 anos", porém sempre foi permitido que crianças participassem também.
IMPORTANTE: apesar de ser realizada na quadra 211 da Asa Norte, a participação não é restrita aos moradores dessa quadra. QUALQUER pessoa interessada pode participar, não importando onde more.
Origem
As copas de pênaltis surgiram em 2010, durante a Copa do Mundo FIFA, quando o Brasil foi eliminado pela Holanda nas quartas de final. Logo após o jogo, começamos a jogar pênaltis com um golzinho improvisado (uma cadeira) e uma bolinha. Daí surgiu a ideia competirmos em nome de uma seleção e ver quem ganharia nossa copa.
A brincadeira pegou e quando reuníamos parentes e amigos em datas comemorativas, volta e meia voltávamos a realizar nossas disputas de pênaltis. Com isso, durante os anos surgiu a ideia de realizar copas nessas datas (vide a seção temas a seguir), onde seria mais certo de que nos reuniríamos e assim seria mais fácil de realizar a competição. Contudo, a intenção inicial era fazer algo menor, com a participação de pessoas mais próximas.
Em 2013, quando a ideia tomou forma, decidimos expandir a brincadeira para moradores do nosso bloco, o que evoluiu para moradores de outros blocos da quadra 211 da Asa Norte.
Temas
As copinhas realizadas sempre são temáticas, classificadas de acordo com um feriado ou época do ano. os temas são os seguintes:
- Copa Carnaval de Pênaltis: realizada no período do Carnaval;
- Copa de Páscoa: realizada no período da Páscoa;
- Copa Junina de Pênaltis: realizada no més de junho em função das festas juninas. Possivelmente pode ser realizada no mês de julho, caso haja a impossibilidade de ser organizada a tempo;
- Copa Especial de Pênaltis: copinha realizada nos anos que acontecem a Copa do Mundo FIFA. No final do nome da copinha é acrescentado o nome do país sede e o ano corrente. Ex: Copa Especial de Pênaltis Brasil 2014. OBS: não há Copa Junina em anos de copas especiais;
- Copa das Crianças de Pênaltis: realizada em outubro em função do Dia das Crianças (12 de outubro);
- Copa Natalina de Pênaltis: realizada em dezembro em função da festa do Natal.
Premiações
- Medalhas para o 1º, 2º e 3º colocados;
- Medalha para o Jogador Fair Play (jogador mais bem comportado e que atitudes condizentes com o espírito de confraternização do evento);
- Prêmios Especiais: algumas copinhas podem ter premiações especiais, como é o caso da Copa Especial. Sendo esta realizada apenas em anos de Copa do Mundo FIFA, os campeões são premiados com uma réplica da Taça da Copa do Mundo FIFA. OBS: este tipo de premiação está sujeito a condições financeiras e a disponibilidade do material no mercado.
Local, dias e duração
As copas de pênaltis são realizadas na Asa Norte, quadra 211, próximo ao bloco F. O evento ocorre geralmente aos fins de semana e no período da tarde, por volta de 15h30 e 16h00, com duração média de 2 a 3h. Cada categoria mencionada é realizada em um dia diferente.
Idealizadores e organizadores: Daniel Arcanjo Bueno Portela e Miguel Ângelo Bueno Portela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.